Marcadores

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A vida é tão boa quanto você está disposto encará-la

Os bons momentos da vida são raros e, por isso mesmo, valiosos. Não que eu esteja querendo bancar o otimista, muito pelo contrário. É que se a gente não pensar dessa forma, fica difícil até mesmo mantermos a sanidade. Se a cada percalço da vida, cada pequeno problema que tropeçamos formos ficar pra baixo, e “entregarmos os pontos”, pensando que fomos derrotados e não tem mais jeito, nada que venha de bom vai conseguir passar por cima das experiências ruins que vivemos.

Pedras no caminho sempre haverão
Remoer coisas ruins não nos deixa seguir em frente. É uma espécie de âncora acorrentada ao nosso calcanhar que nos mantém no fundo de um mar de fantasmas, que são nossos problemas, e às vezes nos acostumamos com isso, e deixando de ver a beleza da vida nas pequenas coisas. No sorriso de uma criança, num belo dia de sol, naquela graduação que tanto lutamos pra terminar, em cada pequena ou grande conquista do dia-a-dia. 

A vida é uma estrada sem ladrilhos amarelos e salpicada de pedras enormes por toda sua extensão. Cabe a cada um de nós se deixar abater no primeira delas e desistir "de cara" ou tentar e tentar e, quem sabe tirar, cada pedra que nos impede de seguir em frente, ou ainda mudar de ideia e de direção, sem nunca deixar de seguir em frente. O importante é nunca deixar a “peteca cair”, encarando cada problema de frente, refletindo e tirando para si alguma coisa de boa diante de cada situação, seja ela qual for.

Às vezes uma “ideia fixa” também pode ser uma prisão e é nessas horas que devemos mudar de rumo, quando nada está dando certo. Essa é a hora de mudar e, quem sabe, até criar um caminho completamente novo a ser percorrido, mas sem nunca parar, até que, finalmente, chegamos onde todos, inevitavelmente, chegam. O fim da estrada, de onde ninguém nunca voltou pra contar (pelo menos, não cientificamente comprovado), mas quando esse longo percurso é bem trilhado, os que ficam vivem pra segui-lo e contar e recontar sua história e a de quem veio antes e lhe serviu e continua servindo como guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário