Marcadores

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Horizontes Expandidos

Outro dia, conversando com um amigo sobre outro colega que sequer tive a honra de conhecer, soube que essa pessoa teve a ousadia/coragem/loucura de dar uma guinada completa em sua vida, abandonando um emprego estável e com remuneração razoável em busca de realizar um sonho relativamente recente e (provavelmente) sem nenhuma garantia se daria certo ou não numa nova cidade em outro Estado. Ambos concordamos que ele agia de impulso e que se arrependeria em breve dessa atitude, que consideramos impensada e descabida.

Mudar de direção não precisa 
ser algo tão assustador
Conversando com outras pessoas sobre o assunto, vi outros lados da situação: “talvez ele estivesse insatisfeito com o trabalho que tinha” ou “queria mudar de cidade” ou “queria mudar de vida”. Essas foram algumas das frases que ouvi de quem discordavam da minha opinião sobre o assunto. A partir delas tentei enxergar o outro lado da situação, vi que também pode ser bom sair de uma situação que se considera um marasmo desestimulante para uma nova vida que mesmo que há pouco tempo, acredita-se, ser o melhor para si.

Quero deixar claro que minha opinião sobre o assunto não mudou, apenas se expandiu, ampliei meus horizontes. Hoje avalio apenas que se for para fazer algo do tipo, deve-se fazer de forma pensada, e a longo prazo. Devemos nos preparar, principalmente financeiramente para tal empreitada, pois seria realmente uma loucura correr atrás de todo sonho fugaz que possa passar pela nossa cabeça e mudar o tempo todo. Mas, caso estejamos preparados e saibamos, ainda que de forma remota, onde estamos nos metendo, não há motivo para críticas a atitudes desse tipo. Pelo contrário. Pode até mesmo ser o melhor a fazer. Essa nova reflexão serviu até mesmo pra avaliar minhas próprias atitudes e metas. Tudo isso a partir de simples conversas sem grandes pretensões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário