Marcadores

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O Tamanho do Problema de Cada Um

Outro dia, conversei com um amigo meu sobre um certo problema seu que, de certa forma, acabou, ainda que de forma indireta, me envolvendo um pouco. Vendo a situação “de fora” tentei colocar um pouco de meu ponto de vista sobre o assunto, analisando, que de certa forma, o problema já estava se resolvendo bem na sua frente e que ele ainda não tinha percebido.

Todos têm soluções pros problemas dos outros

Ele, por sua vez, me surpreendeu, colocando sua visão sobre um outro problema, que, por acaso era meu, e que ele também havia pensado sobre e achava que seria muito mais fácil de resolver do que eu acreditava que fosse naquele momento. Eu, por outro lado, continuava (e ainda hoje continuo) achando que se trata de um dilema muito mais complicado do que ele queria me fazer acreditar que era.

A conversa foi até curta, mas me fez chegar a algumas conclusões sobre os relacionamentos humanos: 1.) Todos nós temos soluções simples eficazes para os problemas dos outros, que não fazemos parte diretamente; 2.) Ninguém consegue solucionar seus próprios problemas (que são os que realmente interessam!) de forma tão fácil quanto imagina que conseguiria ajudar os outros a solucionarem os seus.

Na dúvida, fica valendo aquela boa e velha máxima do tempo de nossos avós (pelo menos, dos meus) que vão passando de geração em geração quase que de forma inalterada e que aqui vou colocando como a conclusão de n° 3 e também a mais importante: “Olha pro teu Rabo, Macaco”Traduzindo: "Se preocupa em resolver os seus problemas primeiro, que é muito melhor pra todo mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário